terça-feira, 23 de agosto de 2011

CRIANDO E RECRIANDO MÚSICAS E GESTOS

Criando O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Experimentar brincadeiras envolvendo músicas e gestos
  • Ampliar as possibilidades expressivas das crianças, experimentando outros movimentos, a partir da inclusão ou não de materiais na brincadeira conhecida.
  • Respeitar as regras construídas para a brincadeira coletiva
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para o sucesso da aula é necessário que cada criança seja capaz de movimentar-se no espaço, tenha suas possibilidades de movimentar-se respeitadas e que o seu corpo seja visto como forma de atuação no mundo.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: O professor deverá convidar o grupo para realizar algumas brincadeiras que envolvam música e gestos, tais como: Rock pop; serra pau, serrador; formiguinha da roça.
2° Momento: Depois de vivenciar várias brincadeiras, envolvendo gestos e músicas, a sugestão para este momento é realizar uma brincadeira usando materiais, a saber: Escravos de Jó. Primeiramente, o professor realizará a brincadeira com as crianças organizadas em uma roda, sentadas, cada uma com um objeto na mão – pode ser uma pedra -Ao sinal, todas iniciam a canção e passam o objeto para o colega ao lado. É necessário combinar previamente os movimentos a serem seguidos pelo grupo, de acordo com as orientações da música.
3° Momento: Em seguida, o professor poderá propor variações para a brincadeira “Escravos de Jó”. Depois da realização da brincadeira com um objeto, o professor poderá solicitar que as crianças sigam as orientações da canção, movimentando o corpo inteiro ou os braços ou as pernas... A atividade deverá ser encaminhada ainda em círculo para que o professor coordene as sugestões das crianças ou ainda possa também propor movimentos em algumas situações. A intenção é constituir uma brincadeira coletiva a partir das diversas sugestões individuais. É papel do professor organizar espaço e materiais adequados para a atividade. O professor poderá fotografar as crianças em movimento.
4° Momento: Ao final da aula, o professor organizará uma roda de conversa, com o objetivo de suscitar as impressões das crianças sobre a vivência. Em seguida, o professor combinará com a turma um painel intitulado “Escravos de Jó: as crianças em movimento”, com imagens – fotos e desenhos - relacionadas aos movimentos criados e recriados durante a brincadeira.                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário