sexta-feira, 2 de setembro de 2011

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Atividade_3.1
Cursista: Luiz Carlos Gomes
Formadora: Maria de Lourdes
Unidade 3: atividade 3.1
Diante das relevantes modificações no âmbito social e cultural, dentre elas a utilização dos recursos tecnológicos, faz-se necessário à busca de uma nova reflexão no processo educativo. Eu enquanto professor em meio tantas transformações procuro há todo momento reviver a minha prática pedagógica, buscando novas perspectivas que possibilitem refletir sobre a utilização das novas tecnologias no processo educacional. E mesmo sabendo que as tecnologias apontam benefícios no processo de aprendizagem, vejo que a utilização desses recursos não é por si só, garantia de maior qualidade no ensino, mas uma ferramenta auxiliar muito eficiente que pode contribuir para o  processo cognitivo.
Como havia relatado antes, sou um professor que procuro despertar a curiosidade do aluno, pois a curiosidade é importante ferramenta de trabalho para o nós educadores. Busco desenvolver pratica interativa, pois a interação nada mais é que uma troca. É por meio dessa troca que as informações são compartilhadas, e estas se transformam em conhecimento.Diante disso, procuro ser um profissional criativo e capaz de valorizar o conhecimento prévio do aluno, permitindo que a aprendizagem aconteça naturalmente, sem imposições.
É importante ressaltar que, dentro de sala e fora dela, representamos alguém em quem o aluno se espelha, uma vez que este é o seu mais concreto exemplo de sabedoria, de caráter e, por que não, de heroísmo. Eu como professor no âmbito de minha profissão, tento desempenhar vários papeis, como o de ampliar os horizontes dos alunos, enriquecê-los com informações pertinentes à realidade e fazer com que  descubra novos caminhos. Mas como fazer tudo isso? Não existe uma fórmula mágica.
 Com tudo, vejo que é importante estar sempre em busca do conhecimento, procurando ser um professor estudioso, pesquisador, solidário, amigo, imparcial, atualizado e seguro. Pode ser que, ao adotar essa postura, eu não me torne o melhor professor do mundo, mas sim, um professor eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário